fbpx
Preloader icon

Se seu animal de estimação estiver com o nível de cálcio no sangue menor do que o normal, ele estará sofrendo com uma condição médica conhecida como hipocalcemia. O cálcio desempenha um papel importante nas funções corporais vitais, tais como formação dos ossos e dos dentes, a coagulação do sangue, a produção de leite, a contração do músculo, o bombeamento do coração, e o metabolismo de hormônios e enzimas. Portanto, a deficiência de cálcio é uma condição séria que requer tratamento imediato.

Sintomas
Os sintomas variam dependendo da causa e da gravidade do problema. No entanto, alguns dos sintomas mais comuns incluem:
– Espasmos musculares
– Andar cambaleante ou rígido
– Respiração ofegante
– Vômitos
– Falta de apetite
– Febre
– Fraqueza
– Inquietação
– Em casos mais leves, nenhum sintoma será observado até que o nível total de cálcio fique muito abaixo do normal.

Causas
Metade dos casos de hipocalcemia se devem à diminuição dos níveis de albumina no sangue devido a algum problema ou doença. Porém, este tipo de hipocalcemia geralmente não possui nenhum sintoma. Outras causas possíveis são:
– Insuficiência renal (aguda ou crônica)
– Pouca absorção de cálcio no intestino
– Alcalose (condição em que os fluidos corporais ficam com excesso de bases alcalinas)
– Hipoparatireoidismo (secreção inadequada de hormônio da paratireóide, resultando em níveis anormalmente baixos de cálcio no sangue)
– Intoxicação por oxalatos
– Hipomagnesemia (baixos níveis de magnésio no sangue)
– Pancreatite aguda (inflamação do pâncreas)
– Raquitismo (doença precoce provocada por deficiência de vitamina D e luz solar associada ao metabolismo deficiente de cálcio e fósforo)
– Existem várias outras causas possíveis, mas estas são as mais comuns.

Diagnóstico
O seu veterinário irá realizar um exame físico completo de seu animal de estimação e irá pedir seu histórico médico. Os testes ele pode executar incluem:
– Perfil bioquímico: Este teste irá revelar se os níveis de cálcio no soro sanguíneo são baixos. Também pode revelar a causa, como insuficiência renal.
– Teste do hormônio da paratireoide: para verificar os níveis hormonais.
– Ele pode também realizar mais testes de diagnóstico para determinar a causa da hipocalcemia.

Tratamento
Geralmente, a hipocalcemia é corrigida através de terapia de suplementação de cálcio sob estreita vigilância, de modo a evitar efeitos colaterais relacionados com a sobrecarga de cálcio. Seu veterinário também irá monitorar os dados do eletrocardiograma, porque o cálcio tem um efeito direto sobre o coração e as mudanças significativas do nível de cálcio podem levar a resultados anormais.

Fonte: Site Portal Pets.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *