Exames Laboratoriais

Os exames laboratoriais veterinários vem sendo cada vez mais procurados por aqueles que se preocupam com seus pets ou animais de produção. Hoje, é possível perceber que o mercado de análises clínicas é bastante promissor já que, quando o assunto é saúde dos animais as pessoas estão cada vez mais exigentes.  

Os diversos exames realizados nos laboratórios são de suma importância para identificar as patologias que acometem os animais. Além disso, podem ser usados para ajudar a evitar doenças, identificar enfermidades, acompanhar tratamentos e até mesmo para realizar diagnósticos precoces.

Veja a seguir alguns tipos de análises clínicas que ajudam os profissionais a monitorar a saúde dos animais. Leia até o final e descubra também porque é rentável investir em laboratórios veterinários e na formação especializada. 

Exames laboratoriais veterinários:

Uroanálises

A uroanálise, ou exame de urina, é um dos exames mais realizados em laboratórios. Isso pois é rápido, simples, fácil de coletar, possuir baixo custo e fornecer diversas informações como de patologias renais, extra-renais e do trato urogenital. Nesse sentido, as doenças mais comuns identificadas por esse exame são:

  •  diabetes;
  •  hepatopatia;
  •  tumores da bexiga;
  •  infecções;
  •  inflamações;
  •  insuficiência renal;
  •  lesão tubular.

Como obter a amostra: o mais indicado é colher a primeira amostra matinal, já que ela é mais concentrada e também livre de influências de exercícios físicos e alimentação.

Parasitológico de fezes

O exame parasitológico de fezes também é bastante comum nos laboratórios, pois, ajuda a identificar doenças e realizar um tratamento eficiente. É de grande importância para detectar a presença de verminoses e protozoários. Enfim, o tipo de parasito que está acometendo o animal e geralmente causando doenças intestinais, como giardíase e isosporose. 

Como obter a amostra: colher uma pequena porção de fezes recém-expelida e que não entrou em contato direto com o solo, ou introduzir um coletor no reto. O ideal é colher a amostra em diferentes dias e enviar imediatamente para o laboratório para um diagnóstico mais preciso. 

Parasitológico de pele e pêlo

O exame parasitológico de pele e pêlo é usado principalmente para verificar a presença de fungos, infecções bacterianas e ácaros, como no caso de sarnas. Também pode ser realizada a cultura do pêlo para facilitar o tratamento ao identificar o patógeno responsável pela lesão.

Como obter a amostra: realizar uma raspagem cutânea das periferias da lesão. Enviar o pêlo e as crostas para o laboratório para obter a constatação do fungo.  

Citologia

O exame citológico é indicada para diferenciar processos inflamatórios crônicos ou agudos e neoplásicos benignos e malignos.

Como obter a amostra: pode ser obtida por raspagem, coletando fragmento do órgão a ser analisado, ou usando uma seringa com agulha para aspirar o material.