Dicas para Adestrar Calopsita
Muita paciência e dedicação, é tudo que é preciso para saber lidar com as calopsitas, que podem ser adestradas facilmente por seus donos, além de poder ser divertido e rápido, só dependendo da vocação que você tiver e do seu relacionamento com seu pássaro.
As calopsitas são animais de fácil adestramento, então por isso é possível vermos a transformação de animal inquieto a agressivo, por um que seja calmo, confiável que ainda coma em sua mão, além de empoleira-se em seu ombro e até mesmo no seu dedo, alguns chegam a fazer carícias com a cabeça e até distribuir beijinhos, são realmente animais muito adoráveis e carinhosos, uma fofura!
Para tal adestramento é preciso a realização de alguns passos essenciais, que se seguidos corretamente podem render bons resultados e até estreitar laços afetivos entre você e seu pássaro.

Socialização:
Antes de colocá-lo em uma gaiola maior, procure utilizar uma pequena gaiola posicionada em um ambiente público ou familiar, para que a calopsita aprenda a se socializar, para se acostumar com pessoas ou um grande público.
Fique sempre por perto para que ela se acostume com a presença de humanos, tente não agitar demais o animal e nem deixa-lo muito exausto, por isso o ideal é que durante o dia sejam inseridas no máximo de 3 a 4 sessões de adestramento de 10 minutos cada, esse tipo de treinamento é ideal para reforçar os seus laços com o pássaro, caso contrário, apenas uma sessão diária é suficiente.

Conhecendo Sua Voz
Procure nomear sua calopsita, e sempre que for dar comida ou apenas chegar perto da gaiola, procure pronunciá-lo, para que ela se acostume com o nome e o tom de sua voz.

Ganhando Confiança
Sempre que levar comida para sua calopsita, procure ficar observando o mais próximo possível de sua gaiola, para que ele a passe a se acostumar com sua presença, e confiar cada vez mais em você, e se houver algum estranhamento inicial, se afaste um pouco e vá se aproximando de novo aos poucos, repita o processo quantas vezes precisar.

Exercício Com Alimentos
Para acostumar a calopsita a empoleira-se em seus dedos ou em seu ombro, basta colocar uma porção pequena de comida em sua tigela, e quando ela quiser mais, ofereça de suas mãos, se de início ela recusar, coloque na tigela novamente. Repita o mesmo processo até que ela esteja comendo o alimento em suas mãos, o que demonstrará que ela já está adestrada para ficar confortável em seus dedos ou em seu ombro, e passará a se sentir bem com a sua presença.

Dicas Importantes
Quando comprar uma calopsita, procure escolher a mais calma possível, e a mais sociável, e que seja aparentemente saudável, procure escolher as mais jovens, pois são as que aprendem com mais facilidade.
Procure não utilizar luvas quando for pegá-la, para que ela se habitue melhor com a sua mão, pois caso contrário ela pode nunca querer ir na mão de ninguém sem as luvas, e sem mencionar também que não existe uma necessidade de utilização de tal acessório.
Sempre que sua calopsita aprender algum truque com destreza, procure recompensá-la com algo que ela goste muito, como guloseimas ou petiscos.
Fonte: Site Portal Pets.