Por que o Cachorro Come Grama?
Uma das principais causas da ingestão de gramas, costuma ser o mal estar gastrointestinal, porém existem outros fatores que podem levar a este comportamento, como falta de atividades físicas e tédios, podem provocar tal fato intrigante, assim também como a ingestão em exagero pode indicar algum problema mais sério.

Possíveis Causas:

Alguns médicos veterinários, acreditam que a grama atua como erva medicinal em casos do mal estar gastrointestinal, por isso os cães procuram este tipo de planta, porque podem estar sentindo tal desconforto, e nesses casos, não é necessário que o dono faça algo, pois o próprio animal ingere a grama para que o organismo volte ao normal. Tal planta possui a função de irritar o estômago, incentivando seu corpo a expelir o que o fez mal. Por isso que alguns donos ficam preocupados por muitas vezes acontece de seu cão vomitar a grama que comeu, porém é perfeitamente normal que o animal tenha essa reação.
Outra possível teoria, é que o cão coma a grama quando está caçando uma presa, e através do cheiro e do gosto da grama, ele pode estar reunindo informações sobre sua caça.
Os lobos e as raposas, costumam caçar animais herbívoros, assim indiretamente eles absorvem os nutrientes das plantas, e acredita-se que por isso os cães possuem tal hábito pelo fato de ser como seus semelhantes, sendo assim um desejo instintivo de adicionar esses nutrientes em sua alimentação, que podem possuir fibras necessárias em algum momento de sua vida. Isso também ocorre quando animal come terra, que pode indicar a falta de minerais em seu organismo.

Cuidados importantes:

Embora seja normal um cão ingerir grama de vez em quando, a frequência exagerada pode indicar algum problema mais grave, e o ideal nesses casos é que seu animal seja levado ao médico veterinário.
Evite de deixar que seu cão coma plantas de locais públicos, por correr o risco de elas estarem contaminadas. Praças e canteiros possuem plantas com agrotóxicos ou até possíveis vermes que podem prejudicar o animal, e além disso, plantas tóxicas podem até levar a óbito.

Dicas:

Faça um canteiro particular, existem em pet shops, umas sementes próprias para isso. Então seu cão poderá comer suas plantinhas sem que você se preocupe com sua saúde.
Essas sementes são chamadas de graminhas para cães, elas são próprias e servem para que eles possam se abastecer de fibras vegetais e clorofila, sem qualquer tipo de aditivo químico. É um potinho que contem sementes de aveia, milheto e azevém, misturada a um substrato inerente. Basta plantar, regar bem de 6 a 8 dias para que apareça os brotinhos verdes, bonitinhos, e nutritivos.
Todo cuidado com a alimentação do seu cão deve ser levado em cota, pois dela é que se define um animal feliz, bonito e saudável, nunca deixe de leva-lo ao veterinário em casos de sintomas estranhos. Qualquer mania que ele adquire em excesso compulsivamente, pode ser sinal de que algo não está indo bem, e nesses casos uma opinião profissional vale muito e deve ser levada em consideração.
Fonte: Site Portal Pets.